Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mais Mulheres Por Favor

dia-da-mulher-billboard
01
Out18

[LIVROS] | Pequenos Fogos em Todo o Lado

7CB6CDD5-DA25-4C8A-993C-D14052FB0088.JPG

 

Pequenos Fogos em Todo o Lado, de Celeste Ng, foi um sucesso a nível mundial em 2017 e foi editado pela Relógio D'Água em Maio deste ano. Confesso que, caso tivesse sido publicado por outra editora, não o teria lido. Tinha a sensação que seria um daqueles êxitos que me costumam passar completamente ao lado, bem longe do meu gosto pessoal, mas resolvi dar uma oportunidade. O título cativava-me imenso e queria saber porque havia tanta gente maravilhada com este livro.

 

Apesar de ter gostado de alguns pormenores de Pequenos Fogos em Todo o Lado, posso que confessar que, até ao momento, foi a desilusão do ano. Mantive-me interessada em saber como se iria desenrolar a história, mas encontrei muitos lugares comuns tipicamente americanos que me fizeram revirar um pouco os olhos. Primeiro, não sou particularmente fã de dramas adolescentes. Apesar de o livro não se centrar apenas nisso, achei demasiado e não me entusiasmou minimamente. Segundo, achei que a autora quis abordar tantos assuntos polémicos (gravidez na adolescência, aborto, barrigas de aluguer, adopção) que foi tudo explorado muito ao de leve, de forma um pouco forçada e previsível. O que eu adorei neste livro? A história de Mia e de Pearl (mãe e filha). Se o livro fosse apenas a jornada destas duas, com algumas divagações sobre o mundo que as rodeava tinha sido perfeito. Amei de paixão a Mia, a história dela, a sua relação com a arte, a fotografia, e a sua ligação com a filha e com as pessoas que se cruzaram com ela ao longo sua vida. Foi o interesse pela história destas duas que me fez continuar a ler este livro com algum interesse.

 

Creio que este livro dará uma excelente série (Reese Witherspoon irá produzir e participar nesta adaptação, juntamente com Kerry Washington), precisamente pelos motivos que expliquei anteriormente, acredito que os temas abordados ganharão mais espaço e dimensão para serem explorados. A escrita do romance conseguiu realmente incentivar-me a continuar a ler, mas não achei nada de fascinante nem memorável. Sei que a maioria das pessoas irá gostar ou adorar, no entanto, comigo não funcionou assim tão bem, pelo que percebi, sou das poucas que sentiu isso. Já leram este livro? Se sim, o que acharam?

 

WOOK - www.wook.pt

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Alexandra 02.10.2018

    Viva :D
    Depois deste não fiquei com grande interesse em ler "Tudo o que Ficou por Dizer" e só não larguei porque queria saber como ficava a história daquelas duas...
    Também percebi que gosto muito de livros com arte envolvida, sobretudo depois d'O Nervo Ótico :)
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.