Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mais Mulheres Por Favor

01
Out18

[LIVROS] | Pequenos Fogos em Todo o Lado

7CB6CDD5-DA25-4C8A-993C-D14052FB0088.JPG

 

Pequenos Fogos em Todo o Lado, de Celeste Ng, foi um sucesso a nível mundial em 2017 e foi editado pela Relógio D'Água em Maio deste ano. Confesso que, caso tivesse sido publicado por outra editora, não o teria lido. Tinha a sensação que seria um daqueles êxitos que me costumam passar completamente ao lado, bem longe do meu gosto pessoal, mas resolvi dar uma oportunidade. O título cativava-me imenso e queria saber porque havia tanta gente maravilhada com este livro.

 

Apesar de ter gostado de alguns pormenores de Pequenos Fogos em Todo o Lado, posso que confessar que, até ao momento, foi a desilusão do ano. Mantive-me interessada em saber como se iria desenrolar a história, mas encontrei muitos lugares comuns tipicamente americanos que me fizeram revirar um pouco os olhos. Primeiro, não sou particularmente fã de dramas adolescentes. Apesar de o livro não se centrar apenas nisso, achei demasiado e não me entusiasmou minimamente. Segundo, achei que a autora quis abordar tantos assuntos polémicos (gravidez na adolescência, aborto, barrigas de aluguer, adopção) que foi tudo explorado muito ao de leve, de forma um pouco forçada e previsível. O que eu adorei neste livro? A história de Mia e de Pearl (mãe e filha). Se o livro fosse apenas a jornada destas duas, com algumas divagações sobre o mundo que as rodeava tinha sido perfeito. Amei de paixão a Mia, a história dela, a sua relação com a arte, a fotografia, e a sua ligação com a filha e com as pessoas que se cruzaram com ela ao longo sua vida. Foi o interesse pela história destas duas que me fez continuar a ler este livro com algum interesse.

 

Creio que este livro dará uma excelente série (Reese Witherspoon irá produzir e participar nesta adaptação, juntamente com Kerry Washington), precisamente pelos motivos que expliquei anteriormente, acredito que os temas abordados ganharão mais espaço e dimensão para serem explorados. A escrita do romance conseguiu realmente incentivar-me a continuar a ler, mas não achei nada de fascinante nem memorável. Sei que a maioria das pessoas irá gostar ou adorar, no entanto, comigo não funcionou assim tão bem, pelo que percebi, sou das poucas que sentiu isso. Já leram este livro? Se sim, o que acharam?

 

9 comentários

Comentar post