Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mais Mulheres Por Favor

dia-da-mulher-billboard
30
Mar18

[LIVROS] | Mulheres

949BCCA1-67CD-475A-8D12-1360AB2CD236.JPG

 

Mulheres é um livro que reúne ilustrações e textos de Carol Rossetti, ilustradora brasileira, e que visa representar um diverso grupo de mulheres sob diversos pontos de vista, que vão desde o corpo à identidade, passando pelos relacionamentos e histórias de superação.

Não sou a pessoa que vai determinar o que é ou não é feminismo: eu tenho uma voz, mas não sou a voz do movimento. Eu falo apenas sobre como decidi lutar por um mundo melhor através do meu trabalho e ressalto que o meu modo não é a única maneira válida de luta.

Um dos meus autores preferidos, José Saramago, uma vez disse: "Aprendi a não convencer ninguém. O trabalho de convencer é uma falta de respeito, é uma tentativa de colonização do outro." Creio que seja uma das coisas mais sábias já ditas e também das mais difíceis de serem aprendidas. O que proponho é isto: vamos conversar e aprender uns com os outros, mas sem colonizar o próximo.

 

As ilustrações e os textos que as acompanham formam no seu todo uma mensagem muito importante no que diz respeito à inclusão: somos livres de nos vestirmos livremente, de assumirmos as características do nosso corpo abertamente, sem ter receio do preconceito e dos olhares inquisitivos dos outros, somos livres de escolher com quem nos relacionamos e de seguirmos a profissão que desejarmos. Somos livres.

 

Não ter vergonha de usar calções curtos ou de exibir o corpo na praia pode parecer uma coisa básica actualmente, mas ainda há muitas de nós que vivem este e outro tipo de angústias. Por isso, é tão importante existir um livro que reforça que não precisamos de mudar o nosso corpo para nos sentirmos bem, não temos de nos sentir desconfortáveis com certas características nossas e que devemos ignorar olhares indiscretos, que qualquer que seja nossa identidade merecemos respeito e tolerância e, sobretudo, muito amor-próprio

 

B932A09C-1066-4091-B79D-39B5570A6158.JPG

 

Carol Rossetti criou um livro que todas as mulheres deveriam ler e guardar junto de si, porque pode (e deve) ser lido em diversas etapas da vida. Mulheres deve ser partilhado com as mulheres da nossa geração, mas também com as futuras gerações, para que as nossas irmãs, amigas, filhas e netas cresçam livres, de mente aberta, valorizando-se e respeitando o próximo.

 

80AF972D-8523-4C52-BDBB-12936AF7294A.JPG

 

WOOK - www.wook.pt

6 comentários

Comentar post