Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mais Mulheres Por Favor

dia-da-mulher-billboard
07
Mar18

[LIVROS] | Jane Eyre

2148B4E6-F368-41DB-A733-1A2145DBC603.JPG

 

Jane Eyre, de Charlotte Brontë, foi a leitura do Clube dos Clássicos Vivos para os meses de Janeiro e Fevereiro. Vamos discuti-lo no dia 17 de Março, em Sintra, por isso, ainda vão mais do que a tempo de o ler e aparecer por lá. Os encontros do Clube são sempre uma animação e uma experiência de partilha e troca de opiniões incrível.

 

Esta escolha agradou-me desde o início por dois motivos, por ser um grande clássico escrito por uma mulher e por já se encontrar na minha estante (por ler) há demasiado tempo. Apesar do meu entusiasmo inicial, não estava à espera de gostar tanto desta leitura. Acredito que o li na fase certa da minha vida, já que este livro me serviu de refúgio durante um dos meses mais difíceis de sempre. De cada vez que lhe peguei, senti-me a mergulhar nesta história, como se seguisse Jane a cada passo, nada mais havia à minha volta, foi um verdadeiro bálsamo para a vida real.

 

Creio que este clássico desperta sentimentos mistos nos leitores, há os que o adoram e os que não se arrebatam com Jane e toda a história acaba por lhes passar um pouco ao lado. O facto deste livro ter tido a capacidade de me absorver por completo, fazendo-me sentir cada dor e cada momento de felicidade de Jane Eyre como se fossem meus, fez com que tudo me parecesse perfeito: a escrita (apesar desta edição não ser das melhores), o desenrolar da história e até mesmo os clichés com que nos vamos deparando ao longo desta leitura, que os há, é verdade, no entanto, nem por uma vez me fizeram revirar os olhos, produziram sim em mim uma sensação de conforto.

 

A história que Jane Eyre nos vai contando, na primeira pessoa, desde os tempos em que, em criança, vive na casa da tia e dos primos, local onde nunca foi bem recebida, passando pelo colégio interno de Lowood até se tornar perceptora, está tão bem descrita e articulada a cada capítulo, que a sua fluidez encontra-se realmente próxima da perfeição. Todos estes ingredientes provam-nos inequivocamente que Charlotte Brontë escreveu um romance maravilhoso, que perdura e, sem dúvida, perdurará ao longo dos tempos.

 

Esta foi uma experiência de leitura tão pessoal, íntima e introspectiva que se tornou complexo colocar por escrito tudo o que esta me fez sentir, resta-me apenas acrescentar que Jane Eyre fez-me verdadeiramente feliz e deixou-me cheia de esperança e a transbordar de amor, apesar dos tempos sombrios que estava a viver. Por este motivo, este livro terá para sempre um lugar especial no meu coração e irei, certamente, ficar com os olhos a brilhar de cada vez que o recordar.

 

WOOK - www.wook.pt

17 comentários

Comentar post